Campanha 2022

Monitoramento 22/08

O Monitor do Debate Político no Meio Digital estreia hoje o monitoramento diário das redes sociais dos 4 principais candidatos à Presidente da República e de sua rede de apoiadores, Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet.

As análises serão realizadas em perfis com mais de 10 mil seguidores que declaram e realizam postagens de apoio nas seguintes redes sociais: Twitter, Youtube e Facebook.

O principal assunto que mobilizou as redes sociais nas últimas horas foi a participação do candidato Jair Bolsonaro no Jornal Nacional, sendo entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos, em uma série de sabatinas que irá ocorrer durante esta semana com os 4 principais candidatos.

No Facebook as contas ligadas à Jair Bolsonaro foram responsáveis por 81% das reações na plataforma, as postagens de maior repercussão foram as do próprio candidato, o conteúdo de maior engajamento foi uma imagem de Jair Bolsonaro informando que estava pronto para o debate, com um sorriso e sinal de positivo, com mais curtidas (262 mil) e comentário (39 mil), e com 10 mil compartilhamentos. E seguida outras duas postagens suas ironizando sua participação na entrevista, uma antes da entrevista com uma imagem sua assistindo ao SBT nas instalações da Globo com 135 mil curtidas e outra em que disse ter participado de um pronunciamento de William Bonner, sendo esta a mais compartilhada (11 mil).

Compartilhamentos destes posts por Carla Zambelli, Flavio Bolsonaro também tiveram grande repercussão, assim como outras postagens com críticas e ironias à Rede Globo.

O segundo tema mais abordado pelos apoiadores de Bolsonaro foi sua frase “Você está me estimulando a ser ditador” uma resposta dada a um questionamento de William Bonner sobre sua relação com o Centrão.

Pelo lado da oposição, não existiu um tema que mobilizou as postagens, as que tiveram maior engajamento são posts de André Janones (11 mil curtidas), com críticas ao auxílio; Sâmia Bonfim (2 mil curtidas), com críticas gerais e pedido de prisão ao candidato; Jornalistas Livres com críticas à Rede Globo (5,8 mil curtidas); Paulo Pimenta em vídeo com um panelaço contar Bolsonaro (2,3 mil curtidas).

Facebook-23-08.docx