Nota Técnica

Nota Técnica #07 – Áudios em grupos de Whatsapp negam mortes por coronavírus

Estudo fruto de parceria entre os projetos ​Eleições Sem Fake​, do Departamento de Ciência da Computação, da UFMG, e​Monitor do Debate Político no Meio Digital​, da USP, analisou 2.108 áudios que circularam entre os dias 24 e 28 de março, em 522 grupos públicos de Whatsapp, com a participação de mais de 18 mil usuários ativos. Entre os 20 áudios com maior circulação, cinco negam a gravidade do Covid-19 (Coronavírus) — quatro deles estão entre os 10 mais compartilhados. Segundo estes áudios, com supostos depoimentos de médicos e testemunhas, as CTIs estão vazias, as funerárias estão sem corpos e os mortos por acidente estão sendo contabilizados como mortos pelo vírus. Esses cinco áudios são responsáveis por 35% dos compartilhamentos totais da amostra analisada.

Coordenação da pesquisa: Fabrício Benevenuto (UFMG), Philipe Melo (UFMG), Pablo Ortellado (USP) e Ana Luiza Aguiar (USP)

Repercussão: Fantástico (Globo)

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional. 

Download

NT7-audios-em-grupos-de-Whatsapp-negam-mortes-por-coronavirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *