Nota Técnica

Nota Técnica #06 – Polarização no IMDB

Nossa análise do padrão de voto dos usuários do Internet Movie Database (IMDb) mostra que os filmes brasileiros que tiveram avaliações polarizadas foram predominantemente aqueles que tiveram uma recepção marcada pelo debate político. A análise parte do desenvolvimento de um índice de polarização aplicável a qualquer distribuição de opiniões numa escala.

Em seguida, aplicamos esse índice a todas as avaliações de usuários nos 5366 mil longas-metragens brasileiros na base de dados do IMDb. Dos 15 filmes com avaliações mais polarizadas, 12 tiveram uma recepção marcada por debates políticos – quase a totalidade deles no período de 2017 a 2019, que coincide com a recente polarização do debate público no Brasil. São filmes que debatem momentos políticos chave da história brasileira como o império, a ditadura militar de 1964 e o impeachment de Dilma Rousseff ou temas como religião e o politicamente correto.

Coordenação da pesquisa: Leonardo Zeine, Márcio Moretto e Pablo Ortellado

Repercussão: Folha de São Paulo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional. 

Download

NT6-imdb