Pesquisa de Opinião

Pesquisa Sem Anistia 30/03/25

A More in Common e o Monitor do Debate Político do CEBRAP realizaram uma pesquisa de opinião na manifestação que aconteceu em São Paulo, no dia 30 de março de 2025, com o mote “Sem Anistia”. O protesto foi convocado pelo deputado Guilherme Boulos e por frentes de movimentos sociais de esquerda. O levantamento revelou que 85% dos manifestantes são contrários à anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro, enquanto 10% defendem a redução de pena para quem não cometeu vandalismo ou violência. Para 44%, a defesa pela redução das desigualdades sociais define seu posicionamento político, e 40% acreditam que famílias estruturadas ajudam a prevenir problemas como violência e criminalidade. Embora não haja consenso sobre o movimento anticorrupção — 49% o veem como busca por ética e 34% como pretexto político —, 84% concordam que uma sociedade justa exige transparência e combate à corrupção. Além disso, 82% dos entrevistados acreditam que o conservadorismo busca manter a opressão contra mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+, e não proteger a chamada família
tradicional.

Direção geral: Pablo Ortellado (USP), Márcio Moretto (USP/ CEBRAP).

Coordenação executiva: Ergon Cugler (More in Common), Elizabeth Azevedo (UFRGS), Girliani Martins (CEBRAP), Helena Vieira (More in Common), Luiza Foltran (CEBRAP), Maria Gabriela Feitosa (More in Common) e Roberta Lima (CEBRAP).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional.

Download

Manifestações-Sem-Anistia_Pesquisa_SP_300325_compressed